Automatização da Colheita de Cana já é uma Realidade

   

       A produção de etanol ganhou proporções mundiais na tentativa de reduzir prejuízos causados pela produção e distribuição de petróleo devido as constantes crises que afetam diretamente o setor.

       Com essa evolução na produção sucroalcoleira a tecnologia tiveram seus avanços na tentativa de automatizar grande parte da produção e processamento da matéria prima que é a cana-de-açúcar.

   

       Os projetos de sistematização são elaborados para que se tenha o melhor rendimento de plantio e colheita, considerando a logística dessas operações e redução das perdas no momento da colheita mecanizada. O Georreferenciamento das linhas de cana através de Aerolevantamentos com VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) permite realizar a colheita com piloto automático evitando o pisoteio das soqueiras, aumentando o rendimento da operação e a comodidade do operador.

  

       

       O paralelismo das Linhas de Plantio depende de diversos fatores, como o uso de Equipamentos de Boa Qualidade e Confiabilidade (recomendamos equipamentos Trimble),

boa calibração do Piloto Automático, não plantar em momentos de Cintilação Ionosférica (perdas de sinal de GPS) entre outros.

       Abaixo temos dois mapas comparando a porcentagem de pisoteio de um plantio bem realizado com um bom paralelismo e outro mapa de um plantio com problemas de paralelismo.

 

Plantio realizado com equipamento Trimble

Plantio realizado com outro equipamento

  

       Nota-se que a precisão e qualidade das duas operações se diferem.

       Quando um plantio é realizado obedecendo todos os quesitos para se obter um bom paralelismo, resulta em uma colheita sem pisoteio, reduzindo as perdas na colheita, garantindo a longevidade e mantendo a produtividade do canavial.

Já quando o plantio é realizado sem considerar esses quesitos, resulta em maior porcentagem de pisoteio, aumentando as perdas na colheita e reduzindo a produtividade.

       Além dos produtos trimble a MGC elabora projetos de linhas de colheita, detecção de falhas de plantio e Desligamento de seção para economia de insumos agrícolas nos locais onde não existe cobertura vegetal.

 

 

  

       

       Para visualizar nossos Displays e pilotos Elétricos e Hidraulicos acesse a aba pilotos elétricos.

 

 

 

Autor: Marcelo Coutinho de Carvalho

Matriz - Av. General Ataliba Leonel nº 1223 - Salas 91 e 92 - Santana

São Paulo -SP - CEP: 02033-000

Fone: (11) 2901-3015